
Os ciclos dos mercados de crédito, são extremamente voláteis. Seus movimentos são poderosos e radicais, e afetam vários setores do mercado e suas atividades.
Fica evidente que uma pequena flutuação na economia, vai produzir uma grande flutuação na disponibilidade maior ou menor do crédito, com forte impacto nos preços dos ativos e consequentemente na própria economia.
Mas então, o que faz com que o crédito fique mais disponível em alguns momentos e praticamente escasso em outro?
Conforme as economias flutuam, apresentando altos e baixos no desempenho dos lucros corporativos, as janelas de crédito se abrem e se fecham, determinando uma alavancagem maior ou menor na disponibilidade de capital.
Fica claro que na metáfora da janela, quando está aberta, o financiamento é abundante e fácil de obter e devemos observar o seguinte contexto apresentado:
- a economia está em um período de prosperidade;
- os fornecedores de capital prosperam e aumentam seus recursos;
- a escassez de más notícias faz parecer que os riscos associados aos empréstimos e investimentos sejam mínimos;
- as instituições financeiras brigam por participação do mercado, diminuindo os retornos exigidos, baixando os padrões de crédito, fornecendo mais capital e facilitando as obrigações contratuais.
Por outro lado, quando a janela está fechada, o financiamento é escasso e difícil de se conseguir, quando observamos um outro contexto:
- a aversão ao risco cresce, e junto, as taxas de juros, as restrições ao crédito e as obrigações contratuais;
- menos capital é disponibilizado, e apenas para os mais qualificados dos tomadores;
- as perdas desencorajam e afastam os credores;
- esse processo contribui e retroalimenta a contração da economia.
Portanto, a janela de crédito não tem mente própria, abrindo e fechando quando bem lhe aprouver. E como vimos, isso acontece sob determinadas circunstâncias.
Há um processo de expansão e contração que deve-se observar, analisando o contexto apresentado pelo mercado financeiro. O tempo e a extensão dos ciclos nunca são previsíveis, mas suas ocorrências e existências serão sempre inevitáveis.
Procurar a causa da radicalização do mercado de crédito em sua expansão ou contração, requer conhecimento, análise temporal das informações do mercado e tecnologia adequada.
A Sk Intelligence, através de sua Plataforma Tecnológica CRISK Financial, auxilia as Instituições Financeiras de Crédito no monitoramento e acompanhamento dos ciclos do mercado brasileiro de crédito, oferecendo uma compreensão clara do funcionamento e movimentos dos ciclos, especialmente da maneira como cada elemento leva o próximo, antecipando as janelas de expansão e contração.
Por Haroldo Leite