Refinaria de dados para o Risco de Crédito

“Data is the new Oil”. Dados são o novo petróleo da Era Digital. Esta analogia foi feita por Clive Humby para enfatizar o poder dos dados.

O petróleo tem sido tradicionalmente considerado um dos recursos naturais mais valiosos nos últimos séculos, porém, este recurso já tem substituto: os dados.

O petróleo bruto começa a gerar valor quando refinado e transformado em: gasolina, diesel, asfalto, cosméticos, tintas, etc. O mesmo acontece com os dados quando são coletados, refinados e agrupados – são transformados em informações: planilhas, textos, sons, imagem, gráficos, indicadores de performance e indicadores de risco, gerando conhecimento e valor aos negócios.

É importante entender que apenas coletar dados e obter informações daqui e dali não ajuda em nada. Informação é diferente de conhecimento. Informações se tratam de pedaços de dados não estruturados, enquanto “conhecimento” é a interpretação que fazemos desses dados quando estão estruturados e organizados gerando valor ao negócio.

Para o mercado financeiro, um dos maiores poderes dos dados são as “previsões”. Com base em acontecimentos passados e atuais, podemos traçar tendências e prever acontecimentos futuros.

No crédito, através da análise dos dados históricos, podemos precificar com melhor exatidão os riscos e concessões, e utilizando dados externos, podemos observar o comportamento de clientes e operações em outras instituições financeiras, obtendo assim uma visão do que vem acontecendo no mercado.

A plataforma CRISK Financial vem transformando resíduos digitais em “Combustível Digital”.  Os resíduos digitais (informações) se tornam matéria-prima para analisar e alimentar previsões mais acuradas. Quanto mais dados e informações, menor a “variância” e desta forma a instabilidade dos modelos de concessão de crédito é reduzida.

“Os Dados são o novo Petróleo” e a SK Intelligence possui a tecnologia para refiná-los.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s